Avançar para o conteúdo principal

Presidente da AdP diz: “não vai haver privatização da água”

Água da torneira
Manuel Frexes, presidente do Grupo Água de Portugal, assegurava ontem, dia 28 de Fevereiro, que “não vai haver privatização da água” em Portugal e que “a gestão da água continuará a ser pública”.

Será uma boa notícia? Poderemos estar descansados, quanto à privatização deste sector?
Eu até quero acreditar que sim. Contudo, quando rebusco nos meus papéis, acerca do tema, encontro a terceira actualização do Memorando da Troika - de há acerca de um ano - que no âmbito das medidas estruturais do governo, designadamente, o ponto 3.22, diz expressamente o seguinte:"O Governo irá delinear uma estratégia visando a entrada de capital privado e adopção de práticas de gestão privada na empresa Águas de Portugal (AdP). Esta estratégia incluirá uma análise do ambiente concorrencial e da regulamentação, bem como das consequências da operação a nível organizacional.", causa alguma apreensão. Se a adopção de práticas de gestão privada na empresa é do mais elementar bom senso, já "a entrada de capital privado" parece demasiado vaga.

Notícias recentes dão conta, apenas, da privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF), sector dos resíduos, do Grupo AdP. O restante grupo continuaria a ser de gestão pública. Assim seja. A Água não é um bem qualquer. É um bem vital. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A privatização da água. Alguns modelos europeus

Segundo notícia da Lusa, "a Comissão Europeia esclareceu hoje que não patrocina qualquer política de privatização do sector das águas nos Estados-membros, reconhecendo que estas são "um bem público vital" e que a sua gestão é da competência das capitais nacionais." Se assim for, a última palavra cabe ao governo português. Em relação à privatização da água, o problema coloca-se mais no envolvimento do sector privado na gestão dos serviços de abastecimento de água, do que na propriedade, por parte do sector privado, de títulos de utilização dos recursos hídricos – que permitem a sua venda – ou envolvimento deste no financiamento de infra-estruturas e serviços. Tem sido a privatização dos serviços de abastecimento de água – com um rol de casos, espalhados pelo mundo, que poucos benefícios trazem para o consumidor final – que mais controvérsia tem gerado. Até 1980 - com excepção da França e de alguns fornecedores privados em Espanha e Grã-Bretanha - o sector da

O Indicador WATER IMPACT INDEX

Os novos desafios da água exigem, cada vez mais, novas ferramentas. Recentemente, a Veolia Water criou o indicador: WATER IMPACT INDEX. Este indicador torna o conceito Pegada Hídrica mais completo, pois além de levar em conta o volume de água consumido - directa e indirectamente -, considera também o stress hídrico local e qualidade da água captada e que retorna novamente para o ambiente natural.